A Equipe de Robótica da UFES – ERUS – foi fundada em 2012, por alunos da Engenharia de Computação da Universidade Federal do Espírito Santo, ex-integrantes da equipe de robótica UFES Ultrabots (projeto do Laboratório de Robótica Educacional – LRE (fundado em 2006 e vinculado ao curso de Engenharia Mecânica da UFES), que obtiveram excelentes resultados na categoria IEEE SEK. Porém, fundaram a ERUS em busca de desafios mais complexos, tendo como principal objetivo desenvolver e aplicar conceitos aprendidos durante os cursos de tecnologia.


Uma breve história do tempo

Com apoio incondicional do PET Eng Comp, a ERUS inicialmente concentrou seus esforços para competir nas categorias IEEE OPEN e IEEE Very Small. Em 2019, a ERUS deu um novo passo em sua história ao tornar-se programa de extensão vinculado ao Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo, assumindo a importante missão de reunir diversos cursos da UFES em prol do desenvolvimento da Robótica no estado do Espírito Santo.

Atualmente, além de competir, a equipe também organiza competições abertas para todo o Brasil anualmente, o TRUFES, que esse ano terá sua sétima edição anunciada em breve, e aplica minicursos para alunos da UFES e de outras instituições, em especial para alunos de ensino fundamental e médio.


Nossa Missão

Nossa maior missão é de fomentar o crescimento da Robótica no estado como um todo, por isso consideramos de extrema importância trazer a experiência da robótica para outros alunos, em especial de ensino básico, para que eles possam ter a oportunidade de se encantarem com a área como nós temos. Por isso procuramos organizar o TRUFES de forma a chamar atenção de alunos de todas as idades e tornar a experiência o mais memorável possível na vida tanto dos participantes quanto de quem assiste.

Quando participamos de competições, continuamos carregando nosso legado, mostrando todo o conhecimento que pudemos desenvolver e inspirando alunos mais novos a se esforçarem, mostrando que com conhecimento e perseverança todos conseguimos chegar muito longe. Dessa forma, importância das nossas participações em competições para a comunidade dos alunos é muito grande e não apresenta apenas um crescimento para cada aluno que pode ter a oportunidade de competir, mas também para todos que percebem o seu próprio potencial ao ver seus colegas chegarem tão longe.