Projetos

Nossa maior missão é de fomentar o crescimento da Robótica no estado como um todo, por isso temos projetos em varias áreas, visando cada vez mais o crescimento da nossa equipe e do interesse dos alunos, professores e da sociedade em geral por essa missão.

Nossos projetos são separados em três frentes: Competitiva, Educacional e Organização de Eventos. Procuramos ter as três sempre em bom andamento, pois sabemos que o conhecimento que construímos e a inspiração que trazemos para cada pessoa que nos vê é o mais importante da nossa missão!

Competitiva

Competição nos motiva a crescer e melhorar

A frente Competitiva é a que mais nos anima! Mas isso é claro, quem não adora uma competição, não é? Competição nos motiva a crescer e melhorar, e nós acreditamos no potencial de construir os principais conhecimentos que levaremos mais tarde para os próximos a partir dessas competições. Elas nos ajudam a ter um objetivo bem claro em mente, assim temos um rumo no que estudamos e produzimos. Atualmente, temos cinco projetos competitivos nas seguintes categorias: Seguidor de Linhas, Very Small Size Soccer, Simulação de Futebol 2D, Sumô e OPEN.

Se você topar com alguma equipe Ultrabots, ERUS, ERUSbot ou qualquer variação dessas, saiba que está presenciando uma nova conquista da nossa equipe!

Veja Mais Sobre Nossas Equipes Competitivas!

Educacional

A frente Educacional é voltada para compartilhar os conhecimentos que nós temos com a comunidade. O conhecimento é algo que todos devem ter acesso, nós acreditamos que se nós fizermos um esforço para ensinar nossos colegas de todos os níveis de ensino, desde até mesmo do ensino básico, com o tempo teremos membros cada vez mais preparados e apaixonados pela robótica na nossa equipe.

As crianças que ensinamos hoje estarão ao nosso lado amanhã, temos plena certeza disso, e por isso organizamos cursos para crianças de todas as idades (dos 8 aos 128 anos)!

As crianças que ensinamos hoje, estarão ao nosso lado amanhã

Se você tiver interesse nos nossos cursos, entre em contato com a equipe a partir do nosso formulário de contato. Nós fazemos nosso melhor para ministrar cursos em todo o estado do Espírito Santo e também abrimos nosso laboratório para turmas menores fazerem visitações e cursos também.

Durante o período de distanciamento social, estamos ministrando nossos cursos através de plataformas de comunicação online para todo o Brasil. Adoraríamos ouvir sugestões e faremos o que pudermos para atender aos pedidos!

Cursos Que Ministramos

  • Arduino (Introdução, Básico, Intermediário e Avançado)
  • Modelagem 3D para robótica
  • Projeto de circuitos eletrônicos para robótica
  • Modelagem e Projeto de Software para robótica
  • Controle PID para robôs
  • Lógica Fuzzy (EM BREVE!)
  • Python Básico para robótica
  • C/C++ Básico para robótica
  • Visão Computacional Básica para robótica
  • Simulação para robótica

Organização de Eventos

Além de tudo mais que fazemos, nós adoramos ver outros se encantando e se divertindo com a robótica como nós! É por isso que não nos limitamos a participar de eventos, mas também a organizá-los!

Torneio de Robótica da Ufes

III TRUFES - Participantes e organização

Nosso principal evento é o Torneio de Robótica da UFES – TRUFES, que todo ano atrai participantes de todos os lugares para participarem desta competição empolgante!

Nós começamos a competição como um evento solo, em 2013, mas o crescimento dela nos fez desenvolver uma parceria incrível com a Semana da Engenharia da UFES – Seng, e atualmente nós procuramos realizar esse evento junto dela, sendo uma das atrações de Arena! Isso nos faz crescer ainda mais, pois a cada ano mais alunos nos conhecem e mais eles procuram participar no ano seguinte!

O torneio é organizado pela ERUS desde 2013 com apoio dos alunos do PET da Engenharia de Computação, dos Departamentos de Informática e Engenharia Elétrica e apoiado pela UFES. O TRUFES é um evento que visa difundir a prática de robótica em âmbito nacional, onde ainda é vista como um tópico de ficção científica, oferecendo uma oportunidade para os estudantes aprimorarem e aplicarem os conhecimentos adquiridos nas áreas de programação e sistemas embarcados.

Algumas das categorias mais amadas do nosso TRUFES são a corrida e a categoria OPEN, que procuramos desafiar as pessoas com um desafio novo a cada ano, como a Cidade em 2018 e a Lavanderia em 2019!

Cidade V TRUFES
A Categoria Cidade do V TRUFES – 2018
A Categoria Lavanderia que virá no VI TRUFES – 2019
Categoria Corrida no VI TRUFES - 2019
Categoria Corrida do VI TRUFES – 2019

OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica

Competidores na Olimpíada Brasileira de Robótica 2019

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é o maior evento de robótica do estado. A modalidade prática é uma competição para alunos de ensino básico, que consiste em uma simulação de resgate. Em 2019, a etapa prática envolveu mais de 100 equipes de ensino fundamental e médio. A ERUS apoia a organização da OBR junto ao SESI. Entre os diversos benefícios da OBR para a comunidade Capixaba, é possível destacar:

  • Promove inclusão de alunos de ensino público;
  • Promove a inclusão de meninas na engenharia;
  • Melhora o aprendizado de matérias na escola, em especial das matérias de exatas;
    • Conhecimentos de lógica de programação e matemática para a programação do robô;
    • Conhecimentos de física, mecânica e eletrônica para a construção do robô;
    • Trabalha a curiosidade, interpretação de texto e habilidade de trabalhos em equipe ao proporcionar desafios a serem solucionados;
    • Trabalha engajamento, senso de comunidade e empatia ao mostrar a robótica como solução de problemas do mundo real, simulando um resgate;
  • Um passo para categoria OPEN SEK, Line Follower e para outras competições de robótica;
    • TRUFES, GearRace, CBR e LARC.

CBR – Competição Brasileira de Robótica

Foto da CBR/LARC disponível no site oficial do evento em 2021.

A Competição Brasileira de Robótica (CBR) é a maior competição universitária de robótica do Brasil, realizada em parceria com o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Em 2019, mais de 1500 inscritos (300 equipes) de cerca de 200 instituições diferentes participaram da CBR.

Voltado para estudantes do ensino superior, pesquisadores e pós graduandos, é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano. A partir de 2021, a ERUS entrou como apoio na organização das categorias IEEE-OPEN, IEEE-VSSS e IEEE-SEK.

Estamos planejando crescer ainda mais nossa equipe de eventos, e estamos interessados em participar de mostras e feiras, além de que adoramos apoiar outros eventos de robótica, programação e eletrônica no estado. Se tiverem interesse em nossos eventos ou na nossa equipe, podem entrar em contato pelo formulário abaixo e nos contar tudinho!

Atividades Realizadas

Eventos Organizados

Eventos Apoiados

  • Apoio ao “Dia de brincar de robôs”, organizado pelo LABTAR
  • Apoio ao PET Engenharia da computação nos minicursos de Arduino
  • Apoio a etapa estadual do Espírito Santo da OBR, organizado pelo SESI – 2019
  • Apoio às categorias IEEE-OPEN, IEEE-SEK e IEEE-VSSS na CBR/LARC – Outubro de 2021
Compartilhar