COBENGE 2020 – Artigo sobre a OBR-ES

Título: A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA NO ES E SEU POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPIXABA

Projeto: Apresentação em evento

Data: 01 a 03 de dezembro

Assunto: Artigo sobre a importância da OBR-ES, como Evento, no fortalecimento da engenharia capixaba.

Informações de Categorização

Categorias: ‘Logística, Apresentações e Organização’

Tags: Apresentação, COBENGE, Eventos

Informações de Autoria e Versão

Versão Atual: 2.0

Autores:

• Lorena Bassani
  • Gabriel Pietroluongo
  • Higor David
  • André Ferreira

Revisores:

• Artigo aceito na COBENGE 2020

Resumo

Este artigo trata sobre a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) como uma ferramenta de mudança da sociedade. Primeiramente, analisando a robótica sob a ótica de auxílio e estímulo ao aluno no domínio dos conceitos necessários para obter um bom desempenho em matérias que, historicamente, são percebidas como mais complexas, como a matemática e a física. Por consequência, também é analisado o mérito da robótica como um apoio ao aluno ingressante na área das engenharias, que possuem uma baixa taxa de aproveitamento em seu ciclo básico decorrente do déficit de domínio dos conceitos base necessários ao aluno. Além disso, a própria estrutura do torneio é dissecada, explorando as interações entre os participantes e as consequências decorrentes obtidas a médio e longo prazo. Também é abordado brevemente o movimento maker e a sua relação com a robótica e com o evento. O histórico da competição e os resultados obtidos são escrutinados, correlacionando o investimento em eventos relacionados à grande área da robótica aos resultados obtidos e listando algumas das conquistas das equipes capixabas em contextos internacionais.
Plavras-chave: Robótica. PBL. Olimpiada.

13 de julho de 2021
by Lorena Bassani in Destaque, Eventos e Atividades  0