Sobre

logo_02

A Equipe de Robótica da UFES – ERUS – foi fundada em 2012, por alunos da engenharia de computação da Universidade Federal do Espírito Santo, ex-integrantes da equipe de robótica UFES Ultrabots (projeto do Laboratório de Robótica Educacional). Estes obtiveram excelentes resultados na categoria IEEE SEK, porém, em busca de desafios mais complexos, no ano de 2012, fundaram a ERUS que tem como principal objetivo desenvolver e aplicar conceitos aprendidos durante o curso de engenharia.

Com apoio incondicional do PET Eng Comp, a ERUS concentra seus esforços para competir nas categorias IEEE OPEN e IEEE Very Small . A ideia é que com o passar dos anos as categorias e os componentes da equipe sejam ampliados. Além disso, todos os integrantes da ERUS tem como função desenvolver material para comunidade acadêmica e alunos de escolas públicas, visando despertar interesse nos alunos pela área de robótica.


Sobre a categoria IEEE OPEN

A categoria IEEE OPEN propõe um problema (geralmente ligado a alguma questão ambiental ou que pode trazer algum benefício para a sociedade). Cada equipe é livre para utilizar qualquer ferramenta para solucionar o problema. Este fato abre uma gama de opções e também de desafios para solução do problema, pois é necessário lidar com todos os detalhes e contratempos na construção dos robôs.

Para mais informações acesse a página da categoria IEEE OPEN.


Sobre a categoria IEEE Very Small Size Soccer

A categoria IEEE Very Small Size Soccer simula uma partida de futebol com robôs de dimensão 7,5 x 7,5 x 7,5 cm (daí o nome Very Small). Cada equipe entra em campo com 3 robôs, uma câmera e um computador. Com a câmera obtém-se a vista do campo, no computador realiza-se a interpretação das imagens para que então os robôs atuem de acordo com a estratégia de jogo definida pela equipe sem qualquer intervenção humana em todo o processo.

Para mais informações acesse a página da categoria IEEE Very Small Size Soccer.